Arvorismo


O arvorismo surgiu nos anos 80 na Costa Rica como forma de pesquisa da fauna e flora por cientistas que necessitavam observar ou coletar animais silvestres, frutos, fungos, folhas, e outros organismos que se encontravam nas copas das árvores.
Para facilitar as pesquisas e ter maior praticidade, eles começaram a evitar subidas e descidas constantes e adotaram formas de permanecer e transpor as copas das arvores, através das Técnicas Verticais, usando equipamentos como cordas, cadeirinhas, mosquetões, polias, etc. Alguns cientistas chegavam inclusive a construir plataformas em madeira para pernoitarem e passarem dias encima das árvores observando espécies.
Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a idéia de praticar o arvorismo como esporte ecológico de aventura. 
Com o passar dos anos, a prática foi se desenvolvendo e os percursos começaram a ficar mais elaborados. Cabos de aço, cordas e madeiras formavam escadas, túneis, redes, pontes suspensas, tirolesas.


Você sabe que Paraty tem o privilégio de contar com o maior parque de arvorismo em meio natural do Brasil?. O Paraty Sport Aventura fica a só 4 km do Centro Histórico, e pode atender a até 300 pessoas por dia!.
As 10 hectares do Sport Aventura ficam na beira do rio Perequê, no meio da maravilhosa floresta tropical do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
O acesso é logo depois (800m) da ponte sobre o rio Perequê, na BR 101 sentido Rio de Janeiro. Já na entrada dá para ver o capricho nas instalações, com o Visitors Center, lanchonete, placas informativas e o plano do parque.
Ao chegar poderá escolher qual tipo de atividade você vai fazer: arvorismo, caiaque e trilhas.

Arvorismo:
No Parque há cinco tipos de percurso em volta das árvores, são trilhas suspensas interligadas as árvores por meio de cabos de aço, com variadas atividades e diversos níveis de dificuldade a serem vencidas pelo praticante. Você irá passar por um treino antes de praticar as atividades.

O Parque é homologado pela ABETA, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que é hoje reflexo da mobilização de empresários que buscam fortalecer o Turismo de Aventura no Brasil, tendo como base o associativismo e a oferta segura e responsável de atividades.
O Paraty Sport Aventura também participa do Programa Aventura Segura, do Ministério de Turismo do Brasil, que apóia o empreendimento.

Todas as trilhas do parque estão perfeitamente sinalizadas, até as diversas espécies de árvores tem a placa com seu nome, misturando aventura com conhecimento.
O atendimento da equipe é impecável, com muito profissionalismo, paciência e boa onda, eles guiam os praticantes com segurança e amabilidade, tornando a experiência ainda mais gostosa. É possível também fazer passeios de caiaque pelo rio, e tem saídas programadas de Rapel em cachoeiras.
Números
O tamanho-e a qualidade-, das instalações do parque são surpreendentes:
95 Plataformas.
10 km de cabos de aço.
Maior Tirolesa: 260 mt.
Quantidade de praticantes/dia: 300.
Tirolesas em sequência: 7.
Superfície do parque: 10 ha.
Funcionamento
Aberto de sexta à segunda, feriados e férias, das 09:00 às 17:00 horas.
*As crianças podem brincar sem nenhum perigo, usando o material especifico de escalada, com vigilância de um responsável.

Sem comentários: