Praia da Ponta Negra

A Vila de Ponta Negra em Paraty é uma das comunidades de pescadores mais isoladas do litoral Sudeste Brasileiro e fica em uma praia de águas levemente esverdeadas, cristalinas e transparentes. Um paraíso natural.
A praia possui aproximadamente 200 metros de areias brancas e finas, um rio com uma pequena cachoeira que forma um lago de águas doce rodeada por uma grande banco de areia, campinho de futebol e bares que servem deliciosos pratos de Frutos do Mar.
Vale informar que na Vila não existe energia elétrica.   Localiza-se entre a Ponta Negra e a Ponta do Furado, a 27 milhas náuticas ao sul de Paraty. É uma das mais lindas praias do litoral sul de Paraty. Praia selvagem e primitiva, cercada por vegetação de encosta com alguns pontos de desmatamento. Está dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental do Cairuçú. Dividida em dois trechos pela Ponta do Caju. À esquerda, na extremidade da praia, grandes blocos de pedras de tamanhos, formas e colorações variadas. À direita, pequeno riacho que desce das encostas, formando bela cachoeira. Na faixa arenosa, junto à base da encosta, alguns caiçaras e pescadores. Podem-se avistar residências de pescadores e currais de pesca. Local protegido do vento leste pela Ponta Negra. Desembarque possível com embarcação de apoio nos dias de mar calmo no verão. Faixa de areia curta e estreita, de granulação fina e cor branca, com algumas toscas canoas de pesca. Águas normalmente nervosas, agitadas e frias. Acesso marítimo por Paraty ou Paraty-Mirim.

Sem comentários: