Canionismo


É uma das maiores aventuras em contato com a natureza. É a exploração a pé nas gargantas e canyons nas cabeceiras dos rios, usando técnicas como rapel, pular, nadar e escorregar. O caminho é o rio com suas corredeiras, cachoeiras, poços e pedras cobertas pela mata. Portanto, a atividade exige alguma habilidade para andar sobre as pedras dos rios, um piso bastante liso e irregular.
O contato com a água é freqüente, por isso é aconselhável o uso de roupas de neoprene. O resgate pode ser complicado, por isso, todos devem estar cientes dos riscos desta atividade.
Um dos melhores canyons é o Ferriotto, operado pela base Vale das Águas em Doutor Pedrinho e os Canions do Baú e dos Indios, operados pela base de Apiúna.
Em Paraty começam a surgir os primeiros praticantes desta modalidade esportiva com base no Eco Park do Taquari.
Mas o que interessa é que não faltam opções para todo tipo de “aventura”:  trekking pela Trilha do Ouro ou até o Pico Tira o Chapéu; rapel em cachoeira ou pedreira; rafting no rio Mambucaba; canyoning praticado nos paredões rochosos da região ou em vales formados por cachoeiras, como o da cachoeira de Santo Izidro; motocross; asa-delta e paragliding em uma rampa natural localizada antes da entrada do parque; off-road, principalmente em uma trilha que se inicia em Arapeí e termina no portão principal do parque, a 27 quilômetros de São José do Barreiro.

Sem comentários: